Jovens Polônicos em Debate, ocorre em Nova Prata – RS, com sucesso de participação

IMG_2680.JPG

Realizado nos dias 02 e 03 de dezembro, o evento contou com a presença das Braspóis do Rio grande do Sul e Paraná

 

Sucesso absoluto. Esta é a conclusão ao final do Jovens Polônicos em Debate, espaço democrático onde discutiram-se alternativas para manutenção e continuidade do movimento braspolino no Brasil. Realizado nos dias 02 e 03 de dezembro, o evento contou com a presença das Braspóis do Rio grande do Sul e Paraná.  

Conforme relata o presidente da Braspol de São Mateus do Sul, “estamos extremamente satisfeitos, o debate foi riquíssimo em todos os momentos e contamos com a presença de pessoas de diversos Núcleos de Braspol do Rio Grande do Sul, São Mateus do Sul e Curitiba”, acrescenta.

Através das inscrições, foi possível elencar os quatro temas principais apresentados e debatidos:

Língua Polonesa;

Conhecimento sobre a Polônia;

Manutenção da Polonidade; e,

Sintonia com a Atualidade da Polônia.

O sucesso se deve a expressiva participação de jovens, dentre as diferentes faixas etárias. Em comum, estão as estadas educativas e formação na Polônia (desde 2010), a atuação e representação nos respectivos núcleos de origem, atrevés de cursos de idioma, folclore, promoção de eventos e ativismo polônico.

Idealizado pela Vice presidência da Braspol pelo estado do Rio Grande do Sul, na pessoa do André Hamerski, o Debate teve como apoiador do projeto a  Stowarzyszenie ,,Wspólnota Polska", principal órgão não governamental de apoio às comunidades com presença da imigração polonesa em todo mundo, e chancelado pelo Senado da República da Polônia.

Segundo participantes, “pela segunda vez, em 27 anos, o segmento da Braspol jovem, avança ao livre debate e exposição de ideias”. Para os participantes da delegação de São Mateus do Sul, o Debate é um importante instrumento para a manutenção e continuidade do movimento. Inclusive tratou-se informalmente da possibilidade de estruturar chapa alternativa, prevista para Assembleia Geral Nacional, quando teremos troca de direção, em outubro de 2018, relatam.

 

Fotos: Flávio André Hamerski
Texto: Comunicação Braspol SMS

IMG_2690.JPG

Este é o novo site da Difusora!

No ar

Online

Temos 1077 ouvintes online