Padre Emerson toma posse na paróquia São José, em Antonio Olinto

IMG_0040-Copyb.jpg

Padre Emerson Gonçalves de Toledo assume pela primeira vez uma paróquia, após ter trabalhado como vigário paroquial na paróquia São Mateus

 

 

 

A comunidade da paróquia São José Castíssimo Esposo da Virgem Maria, da cidade de Antonio Olinto, acolheu neste sábado, 11, na missa das 19h, o novo padre, nomeado por Dom Walter Jorge, bispo diocesano, como administrador paroquial.

IMG_0009-scaled.jpg

Padre Emerson de Toledo, no momento da procissão de entrada. Fiéis da comunidade local e da paróquia São Mateus, onde atuava, lotaram a Matriz de Antonio Olinto para o Rito de Posse.

 

Padre Emerson Gonçalves de Toledo, natural da cidade de Rebouças e ordenado padre em 27 de maio de 2017, assume pela primeira vez uma paróquia, após ter trabalhado como vigário paroquial na paróquia São Mateus, em São Mateus do Sul.

Quando terminou os estudos do Seminário, em 2015, padre Emerson fez seu estágio pastoral em Antonio Olinto, tendo assim um primeiro contato com o povo ao qual hoje irá guiar como padre. “Eu fiquei aqui por sete meses. Foi um tempo muito bonito. Mas hoje ao voltar para cá não deixa de gerar uma expectativa, porque agora volto como aquele que estará à frente da paróquia para caminhar junto, orientar e servir a comunidade”, comenta ele.

Contando com o apoio dos fiéis da comunidade local, lideranças leigas da paróquia a qual assume, e também de outros colegas padres que vieram para a celebração, o novo padre diz que sente a responsabilidade, mas também se mostra grato ao bispo por confiar a ele tal missão. “Quando Dom Walter Jorge me fez esta proposta, um certo temor envolveu meu coração. Não como medo, mas senti a responsabilidade por ser algo novo. Mas também uma grande gratidão a Deus e ao bispo pela confiança brotou em mim. A acolhida do povo foi bonita. Faremos um belo caminho juntos”, partilhou padre Emerson.

IMG_0023-Copy.jpg

A paróquia São José que teve sua quarta matriz consagrada em dezembro de 2019, esteve conduzida por treze anos pelo padre Antônio Carlos Rodrigues, que tomará posse em Bituruna, no dia 18 de janeiro. Membros do Conselho Econômico Paroquial falaram da importância do trabalho do padre Antônio e ao mesmo tempo da alegria em acolher o novo padre. “É muito gratificante o tempo que vivemos com o padre Antonio, com anos de aprendizado e de convivência. Mas nosso coração enche de alegria em acolher também o padre Emerson. A comunidade o está recebendo de braços abertos”, transmite Daniel Gomes, secretário do Conselho Econômico Paroquial.

 

IMG_0068-scaled.jpg

Dom Walter Jorge e padre Emerson em momento de assinatura da Ata de Posse. De camiseta azul, Daniel Gomes, secretário do Conselho Econômico Paroquial.

 

O Rito de posse, que se deu dentro da Santa Missa contou com: A Leitura da Bula de Nomeação; Entrega das Chaves da igreja e do Sacrário ao novo padre; A profissão de fé proclamada pelo padre Emerson e os compromissos assumidos diante do bispo diocesano.

IMG_0040-Copy.jpg

Dom Walter Jorge repassando ao novo administrador paroquial, padre Emerson, as chaves da igreja e do Sacrário.

 

Acolhido por membros do Conselho de Pastoral e do Conselho Econômico, representando toda a comunidade, padre Emerson teve ainda a oportunidade de abraçar muitos dos fiéis que vieram na celebração. A oração de São José, conduzida por jovens da paróquia também marcou aquele momento demostrando que todo o povo está em oração pelo seu novo padre.

 

 

 

Com informações Diocese de União da Vitória

 

Online

Temos 589 ouvintes online

Últimas Notícias