Florada de pessegueiros encanta Irati

normal 00168077 00Neste mês de agosto os fruticultores de Irati estão entrando na florada dos pés de pêssego. A expectativa é que as variedades que são cultivadas no município estejam “no ponto” para a tradicional Festa do Pêssego, nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, no Parque Aquático.

O rosa começou a tomar conta de várias propriedades no interior do município. A florada do pêssego denota que, dentro de alguns dias, junto com a chegada do clima mais quente, o fruto está pronto para ser consumido. Hoje, Irati conta com 28 produtores de pêssego e, 14 deles, estarão comercializando seus produtos na Festa, gerando um total de 10 toneladas a serem vendidas durante os três dias, de acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura.
Fatores como a falta de chuva, dias de bastante frio e clima seco colaboraram para que as flores dos pessegueiros tivessem o seu desenvolvimento mais tardio que o comum. “Neste ano, a florada está tardia em relação aos anos anteriores, tendo pequena saída de flores. Mas estamos acompanhando todo o processo e devemos ter bons frutos”, comentou o engenheiro agrônomo, Antonio Sidnei Martins, da Secretaria de Agricultura.
Em Irati, a maior concentração do cultivo de pêssego fica nas regiões do Rio Preto e Rio Corrente. Entre as variedades produzidas no município estão a chimarrita, coral, eldorado, chiripá, barbosa, eragil, kampai, rubimel e fascínio.

 

Fonte: A Rede

Este é o novo site da Difusora!

No ar

Online

Temos 376 ouvintes online