Bispo Dom Agenor Girardi será enterrado na Catedral

catedral0902.jpg

A missa de corpo presente será feita às 9h da manhã desse sábado, 10 de fevereiro, e às 10h30 será o enterro

 

O enterro do Bispo Diocesano de União da Vitória, Dom Agenor Giraldi, que faleceu às 22h30, dessa quinta-feira, 08 de fevereiro, ocorrerá na Catedral Coração de Jesus, área central da cidade.

O Bispo de União da Vitória estava internado no Hospital São Braz em Porto União por um problema de anemia profunda. Dom Agenor estava internado na UTI, sendo que no final de janeiro recebeu alta para ir a um dos quartos, porém, não resistiu as complicações e veio a óbito.

De início, a família do Bispo pretendia fazer o velório na Catedral Coração de Jesus, e logo após, levar o corpo para a cidade de Francisco Beltrão (PR), onde a família reside, mas seguindo a determinação e o protocolo da Igreja Católica, o corpo será enterrado dentro da Igreja de União da Vitória.

O Corpo do terceiro Bispo da Diocese de União da Vitória, ficará no espaço de uma das capelas dentro da catedral, como explicou o padre Silvano Surmacz, em conversa com o Jornalismo da Rádio Colmeia na manhã dessa sexta-feira.

A sepultura: 

A sepultura onde ficará o corpo de Dom Agenor Giraldi fica dentro da Igreja Catedral Coração de Jesus, localizada no lado direito do altar, onde tem duas gavetas. No chão feito de madeira, é onde ficará a placa de identificação com o nome do Dom Agenor, em mármore branco. O corpo do Bispo ficará na segunda gaveta, e a gaveta de cima, ficará livre para ser enterrado no futuro o próximo Bispo da Diocese de União da Vitória.

A missa de corpo presente será feita às 9h da manhã desse sábado, 10 de fevereiro, e às 10h30 será o enterro. A missa será precedida pelo Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo.

Quem comanda a Diocese agora:

O comando da Diocese de União da Vitória será discutido após o sétimo dia da morte de Dom Agenor Giraldi, em que em sala fechada, será feita a reunião do conhecido Colégio de Consultores, que é formada por vários padres da Diocese, juntos, eles vão escolher um padre para comandar as atividades até que o Papa Francisco determine um novo Bispo para União da Vitória. Esse Colégio de Consultores, tendo a presença do Bispo, era conhecido como Conselho Presbiteral, que é como um braço direito do Bispo em suas ações.

 

Fonte: Rádio Colméia 

Foto: Arquivo/VVale

 

Online

Temos 830 ouvintes online

Últimas Notícias