Cruz Machado receberá a indústria mais moderna em processamento de erva-mate

WhatsApp-Image-2018-05-09-at-15.03.47.jpeg

Qualitá Brasil Mate & Chá irá se instalar no município com uma estrutura moderna e eficiente com a melhor tecnologia em processamento da erva-mate

 

Segundo estimativas do SEAB DERAL, no ano passado foram produzidos somente no município de Cruz Machado 89 milhões de quilos de erva-mate. Para este ano é esperado um crescimento de 10%. Estes números demonstram o que muita gente já sabe. Cruz Machado é o maior produtor de erva-mate do mundo. Com destaque para a qualidade da erva-mate sombreada.

Conhecido no mercado como ouro verde, o mercado da erva-mate é promissor, principalmente no exterior. A sua utilização mais comum é como chimarrão, mas também pode ser consumido como chá e utilizado para produção de cosméticos e outros produtos.

A gestão municipal sabe da importância do setor ervateiro para Cruz Machado e através da Secretaria de Agricultura Municipal vem investindo na constante capacitação do produtor. Trabalho este que é realizado em parceria com a EMATER e a SEAB. Atualmente existem 8 ervateiras no município sendo Ervateira da Vila – Erva-mate EKOA,  Ervateira Santiago, Ervateira Palmital, Ervateira Narineczki – Erva Mate Landa, Ervateira Elacy, Ervateira Santana, Ervateira Seiva Pura, Ervateira Fuck – Erva-Mate YAKUY  e 3.280 produtores cadastrados que contribuem para o desenvolvimento do município.

Todo o apoio é dado ao setor, principalmente para as indústrias que desejam se instalar no município. Recentemente mais um empreendimento está ficando pronto para iniciar as operações em um ponto estratégico do município.

Buscando inovar no setor ervateiro regional a Qualitá Brasil Mate & Chá se instala em nosso município com uma estrutura moderna e eficiente com a melhor tecnologia em processamento da erva-mate.

A proposta do empreendimento esta focada na exportação da erva-mate para o consumo de chás, cosméticos e remédios. Produtos com qualidade referencial de exclusividade. Foram investidos inicialmente 5 milhões de reais no projeto. A Qualitá acredita que vai gerar inicialmente 50 empregos diretos e indiretos e planeja iniciar as operações em 60 dias.

Exportar para mercados europeus e americanos exige muitas certificações e buscando atender as exigências do mercado tanto interno como externo, a fazenda está em processo de certificação orgânica e concentra esforços nas melhores práticas de manejo e boas práticas de produção, visando assegurar um produto de qualidade a seus clientes.

Uma das atuais exigências do mercado ervateiro é a rastreabilidade da produção, com a indicação geográfica desde o erval até a entrega para o consumidor final. O Datamatte é uma das empresas capacitadas para este serviço e juntamente com a Indústria Qualitá vai proporcionar a possibilidade de que todos os produtores da região que queiram integrar a sua produção para a indústria possam usufruir dessa tecnologia sem custo e consequentemente agregando mais valor a sua produção.

A cadeia produtiva da erva-mate regional passa a ficar ainda mais fortalecida com a instalação da Qualitá & Chá no município de Cruz Machado, repaginando a história do setor ervateiro, elevando a erva-mate local à um contexto de importância econômica, social e ambiental.

 

Fonte: Assessoria Prefeitura de Cruz Machado

qualita5.jpg

qualita6.jpg

qualita7.jpg

qualita8.jpg

qualita9.jpg

qualita10.jpg

qualita11.jpg

 

 

 

 

 

Online

Temos 722 ouvintes online

Últimas Notícias