Lapeanos registram animais selvagens no Parque do Monge

Monge_veado-mateiro-net-960x640b.jpg

Entre os animais já capturados pelas lentes estão a Jaguatirica, Graxaim, Cutia, Gambá, Gralha Picaça, Veado e Onça Parda

 

 

Há 5 meses, Fábio Sommer e Felipe Ribas iniciaram um projeto para mostrar a diversidade de animais selvagens no território do Parque Estadual do Monge. Os jovens adquiriram uma câmera “Buschnell” com visão noturna e sensor de movimentos, fabricada exclusivamente para registrar animais na natureza, e instalaram o equipamento numa árvore em um local estratégico, na divisa entre o parque e uma área particular, onde a mata é mais nativa. “O projeto começou de forma pessoal, por curiosidade de descobrir que animais ainda vivem no parque. Temos por objetivo chamar atenção para o monge, mostrando que o parque ainda está muito vivo após tantos anos de abandono”, relata Fábio.

Monge_jaguatirica-net.jpg

Jaguatirica

 

Desde que a câmera foi instalada já foram registrados dezenas de animais, alguns raros e que são muito difíceis de serem encontrados na natureza. Entre os animais já capturados pelas lentes estão a Jaguatirica, Graxaim, Cutia, Gambá e a Gralha Picaça. Mas, os bichos que mais surpreenderam até agora Fábio e Felipe foram um Veado Mateiro, animal registrado neste mês de dezembro, que até então foi pouquíssimas vezes visto na região da Lapa. Esse veado é de uma espécie que pode chegar a 65 kg e 70 cm de altura, e agora está comprovado que ele também habita o Parque do Monge. Outro animal que chamou muito atenção foi uma onça. “O animal mais raro que nossa câmera capturou foi uma Onça Parda, felino de grande porte conhecida também como suçuarana, a qual foi uma das primeira fotografadas no monge depois da instalação do equipamento. A onça é um animal que muitas pessoas duvidam existir por ali e por isso nos impressionou” disse Fábio.

monge_onça-parda.jpg

Onça parda

 

Segundo os jovens, o projeto vai continuar e a câmera permanece instalada no parque para registrar mais flagrantes da vida selvagem dentro do monge. As fotos dos animais são divulgadas no Facebook de Fábio e Felipe e no perfil do Parque Estadual do Monge.

monge_bichob.jpg

Cutia

 

monge_bicho2.jpg

Graxaim

 

Da redação RDX, com informações do Portal Canal da Cidade

 

Online

Temos 489 ouvintes online

Últimas Notícias

Compra

29 Julho 2015

Venda

29 Julho 2015