Contran adia para junho de 2019 prazo para implantação da Placa Mercosul

Placas-Mercosul-3b.jpg

Esta é a quinta vez que há mudanças no cronograma de adoção das placas, que deveriam ter entrado totalmente em vigor no país até o fim de 2018

 

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) anunciou um novo adiamento para a implantação das placas padrão Mercosul. Desta vez, o novo prazo para todos os estados e Distrito Federal se adequarem as normas é 30 de junho de 2019.

Alguns estados, como Paraná, Rio de Janeiro e Bahia, já utilizam o novo padrão de placas, porém, em determinados processos e parte dos Detrans ainda não começaram a implantar o modelo.

Esta é a quinta vez que há mudanças no cronograma de adoção das placas, que deveriam ter entrado totalmente em vigor no país até o fim de 2018.

Entre os motivos para o adiamento estaria a ausência do chip, que facilita a identificação do veículo e dispensa a instalação de lacre.

O novo padrão é obrigatório para o primeiro emplacamento e nos casos da troca de município ou propriedade.

Placa Mercosul

A Placa Mercosul foi criada para ser um padrão entre os países do Mercosul. O primeiro modelo apresentado teria uma faixa azul, com o símbolo do Mercosul, o nome e a bandeira do país, além de sete caracteres que combinam letras e números conforme a opção de cada unidade federativa. No Brasil, no entanto, foram inseridos dois novos elementos que não constavam na resolução assinada entre os países, a bandeira do Estado e o brasão do município.

No dia 28 de dezembro, o Ministério das Cidades determinou a retirada dos brasões dos novos modelos levando em conta o apelo da sociedade e de especialistas que avaliam a medida como desnecessária, já que eleva os valores cobrados. A decisão também foi oficializada pelo Governo Federal e consta na Resolução 748 do Contran.

Com a retirada dos brasões, a placa permanecerá a mesma por toda sua vida útil sem a necessidade de troca caso o proprietário se mude de município ou de Estado.

 

Com informações Paraná Portal

 

Online

Temos 499 ouvintes online

Últimas Notícias

Compra

29 Julho 2015

Venda

29 Julho 2015