200 anos de Palmeira e Carimbos do Império marcam lançamentos do Dia do Selo no Paraná

image001.jpg

Nesta quinta-feira (1), Dia Nacional do Selo, os Correios fazem dois lançamentos filatélicos no Paraná

 

 

Nesta quinta-feira, 1º de agosto, Dia Nacional do Selo, os Correios fez dois lançamentos filatélicos no Paraná.

Pela manhã, às 10h30, na Agência dos Correios da Rua Marechal Deodoro, 298, em Curitiba, foi lançada a emissão especial “Carimbos do Império”, composta de bloco e carimbo. O tema busca na história da filatelia registros ainda anteriores ao uso do selo e passa pelo período em que a reforma postal de 1843 entrou em vigor. A concepção da peça partiu de simular cartas da época, usando selos do Império e marca de porte escrito à mão com destaque dos recursos de impressão, o verniz; e gráfico, as microletras. Foram usadas técnicas de fotografia, fotomontagem e computação gráfica.

image001.jpg

 

À noite, às 19 horas, foi lançado o selo personalizado em homenagem aos 200 anos do município de Palmeira. A cerimônia foi realizada na Secretaria Municipal de Assistência Social, Rua XV de Novembro, 425, Palmeira.

selopalmeira.jpg

 

Dia Nacional do Selo - O Dia Nacional do Selo marca a ocasião em que entrou em circulação a primeira emissão postal brasileira, chamada Olho-de-Boi. O lançamento ocorreu em 1º de agosto de 1843, com três valores: 30, 60 e 90 réis, exemplares até hoje destacados no cenário mundial. O Brasil foi o segundo país do mundo a adotar o selo postal. A nação ficou atrás apenas da Inglaterra e do “Penny Black”, lançado em 1840.

 

 

Online

Temos 1207 ouvintes online

Últimas Notícias