PF cumpre mandado em São Mateus do Sul em operação sobre fraudes em institutos de previdência

pfemsamas.jpg

Polícia Federal investiga desvio de dinheiro do fundo de previdência social. Operação ocorre em mais cinco estados

 

A Polícia Federal cumpre quatro mandados judiciais no Paraná dentro da Operação Encilhamento, que foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (12). A ação policial acontece, além do Paraná, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Santa Catarina e Goiás.

São cumpridos no Paraná quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Palmeira, São Mateus do Sul, Pinhais e Colombo.

Duas empresas de São Mateus do Sul estão sendo investigadas pela Polícia Federal por atuarem em desvios de dinheiro do fundo de previdência social, sendo que as empresas caíram na malha fina da PF, na Operação Lava Jato.

As investigações vem sendo feitas há algum tempo pela operação Lava Jato, e a presença da PF na cidade, foi em busca de documentos na Prefeitura para apurar os fatos, pois é provável que uma das empresas já tenha decretado falencia.

Segundo a PF, a Operação Encilhamento é a segunda fase da Operação Papel Fantasma e apura fraudes envolvendo a aplicação de recursos de Institutos de Previdência Municipais em fundos de investimento que contém, entre seus ativos, debêntures sem lastro, emitidas por empresas de fachada.

No total, são cumpridos 60 mandados de busca e apreensão e 20 mandados de prisão temporária expedidos pela 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo.

De acordo com a PF, foram identificados 28 Institutos de Previdência Municipais que investiram em fundos que, por sua vez, direta ou indiretamente, adquiriram os papéis sem lastro. Há o envolvimento de uma empresa de consultoria contratada pelos Institutos de Previdência e elementos que apontam para corrupção de servidores ligados a alguns Institutos de Previdência. Estão sendo investigados, até o momento, 13 fundos de investimento.

 

Da redação RDX, com informações CBN Curitiba

 

Online

Temos 845 ouvintes online

Últimas Notícias

Aluga

29 Julho 2015

Venda

29 Julho 2015